A Superintendência do Ibama no Piauí está apoiando uma iniciativa inédita no estado.Trata-se da Expedição Nascentes que vai acontecer entre os dias seis e nove, neste mês de setembro. O objetivo é despertar e mobilizar a população para a importância das nascentes do Parnaíba, o segundo maior rio do nordeste, com 1400 km de extensão. Além de promover a implantação efetiva do Parque Nacional das Nascentes que visa garantir a sua preservação.
A proposta é da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, com a participação da Universidade Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Departamento de Obras Contra Seca, Associação dos Juizes Federais, Fundação do Rio Parnaíba – Furpa, Mais Vida, Desert, e outras organizações da sociedade civil e governamentais.
A expedição com o Tema “Nascentes Urgentes” é um marco na luta da sociedade pela preservação do Rio Parnaíba e também pretende chamar a atenção para as questões que ainda precisam ser solucionadas com relação à implantação do Parque Nacional das Nascentes. Criado em 2002, com aproximadamente 749 mil hectares, o parque está encravado no quadrilátero dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, mas apresenta problemas fundiários, de demarcação, e outras pendências judiciais.
A expedição com mais de sessenta pessoas parte de Teresina dia seis, quinta-feira, pela manhã, e vai percorrer 900 km até as Nascentes Parnaíba onde irão acampar.Também serão realizados atos públicos na cidade ribeirinha de Floriano, em Cristino Castro, onde se localiza o maior lençol freático, Gilbués que apresenta áreas degradadas com desertificação e Corrente, cidade pólo onde funciona o Escritório do Ibama e o Instituto Chico Mendes no Parque das Nascentes.
(
Ibama, 04/09/2007)