Iniciou-se no sábado, 1º, em todo o país, o plebiscito popular que busca o posicionamento da população brasileira sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Em Rio Grande, o processo teve início por volta das 10h. De acordo com o secretário de políticas públicas do Partido dos Trabalhadores, Antonio Carlos Oliveira, mais de 50 pessoas participaram do plebiscito na Praça Dr. Pio, um dos pontos de votação na cidade. Oliveira explicou que o processo poderá gerar resultado se 5% da população brasileira se posicionar a favor da anulação do leilão que privatizou a Vale.
“Esperamos que a população do Rio Grande participe, e que possamos reverter a privatização da Vale do Rio Doce. A companhia é segunda maior empresa atuando no Brasil depois da Petrobras e tem grande importância na economia brasileira”, diz. Ele estima que até o dia 7, quando se encerra o processo, mais de 10 mil eleitores rio-grandinos participem da votação.
Além da Praça Dr. Pio, as urnas ficam à disposição da população nos campi Carreiros e Cidade da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg), no Hospital Universitário (HU), na sede do 6º Núcleo do Cpers/Sindicato, entre outros locais. A partir de hoje, o plebiscito acontece das 9h até às 19h até sexta-feira, 7. Segundo o secretário, podem participar do processo eleitoral todas as pessoas com idade a partir de 16 anos. Para votar é necessário apresentar carteira de identidade e título de eleitor.
No Município, o plebiscito está sendo promovido pela Secretaria de Políticas Públicas do PT, Sinterg, Aprofurg, Sindicato dos Portuários, Sindicato dos Bancários, Aptafurg, Sindicato da Alimentação, 6º Núcleo do Cpers, Sindifértil, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Central de Movimentos Populares, entre outros.
(Por Melina Brum Cezar,
Jornal Agora, 03/09/2007)