A Agência Nacional de Águas (ANA) promove o Seminário de Medição Individualizada de Água em Vitória, Espírito Santo, nos dias 20 e 21 de setembro. O evento conta com o apoio institucional da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da Univix – Faculdade Brasileira, que atua como organizadora.
O seminário é voltado para gestores públicos, engenheiros de obra, projetistas, mestres-de-obra, síndicos, corretores de imóveis, técnicos das companhias de saneamento, funcionários das agências reguladoras entre outros. Serão ofertadas 150 vagas gratuitas e os participantes terão a oportunidade de conhecer os benefícios do sistema através da apresentação de análises, conclusões e experiências comprovadas com a implantação deste sistema em outras cidades brasileiras.
A medição individualizada tem a vantagem de fazer com que o consumidor pague apenas pelo que realmente consumir. Outro benefício é a redução nos valores cobrados nas contas dos condomínios, que chegam à surpreendente casa de até 25% de economia.
O seminário será realizado na sede da Univix (Rua José Alves, 301, Goiabeiras – Vitória – ES). Os interessados devem entrar em contato com Herica Pacheco pelo telefone (27) 3335-5696 ou pelo e-mail herica@univix.br.
Saiba mais
Desde 2004, a ANA vem estimulando a adoção da medição individualizada de água em prédios. Seminários como este já foram realizados em Fortaleza, Aracaju, Recife, Belém, Natal, Belo Horizonte, Goiânia, Piracicaba, Cuiabá, Brasília, Campinas, Jundiaí e Balneário Camboriú, Teresina, Campo Grande e Porto Alegre.
A principal vantagem do sistema é garantir que cada morador saiba o volume exato de seu consumo de água, além de pagar apenas pelo que consumir. Essa concepção tem mostrado uma economia de 17% a 25% nas contas dos condomínios. A iniciativa reduz o desperdício e estimula o uso racional da água.
Este tipo de medição também representa uma considerável redução da inadimplência. Em Goiânia, por exemplo, onde a individualização já é comum, o índice de inadimplentes é de apenas 2%.
(Por Carol Braz, Ascom ANA, 03/09/2007)