O novo Plano Diretor (PD) de Porto Alegre será apresentado hoje, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores. A entrega estava prevista para a manhã de ontem, mas um problema técnico verificado na geração das imagens que compõem os anexos do PD impediu que a prefeitura encaminhasse o projeto de revisão da lei ao Legislativo.
O secretário municipal do Planejamento, José Fortunati, confirmou que não houve nenhum outro empecilho que não fosse de ordem técnica. "O Plano é composto por mais de 130 documentos, é muito complexo. Para evitar que os conteúdos sejam mal compreendidos, estamos trabalhando na atualização do material", explicou.
O Plano Diretor propõe várias alterações no planejamento urbano da Capital, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e preservar o meio ambiente. Entre as sugestões incluídas no documento está a redução da altura dos prédios e a criação de uma área livre vegetada para facilitar a absorção da água da chuva pelo solo. No entanto, boa parcela dessas propostas causa divergências em alguns setores, como a construção civil. "Esse tipo de situação é normal. O projeto é muito sofisticado e mexe com vários interesses, legítimos e contraditórios", afirmou Fortunati.
Por enquanto, todas as edificações são construídas com base no projeto de 1999. Por conta disso, o secretário garante que o objetivo é aprovar o novo Plano o mais rápido possível. "Muitos podem se aproveitar dessa lacuna e não podemos fazer nada, pois essas pessoas estão agindo dentro da lei."
(
JC-RS, 04/09/2007)