Foi assinado nesta segunda-feira (03/09), em Santa Cruz do Sul, o convênio que amplia a gestão ambiental do município. Segundo o prefeito de Santa Cruz, José Alberto Wenzel, existia uma vontade muito grande que a autonomia fosse ampliada. “Sabemos que a responsabilidade é grande, mas contamos com uma equipe bem estruturada, competente e tenho a certeza que vamos desempenhar as funções com responsabilidade.”
Com isto, Santa Cruz do Sul torna-se o primeiro município a licenciar cascalheiros a céu aberto. “Como sou geólogo, isto possui um significado especial para mim. Estou muito grato ao secretário Otaviano Moraes e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini pela confiança depositada no município”, afirmou.
Com a ampliação da gestão ambiental, Santa Cruz deve ter avaliação técnica prévia da atividade, emitir, se for o caso, a devida licença ambiental e fiscalizar o cumprimento dos termos da licença emitida. “Em breve gostaria de estender a medida para toda a região através de um consórcio conveniado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam. Semelhante ao que já temos com a área da saúde”, concluiu José Alberto Wenzel.
(Ascom Governo do Estado do RS, 03/09/2007)