A Prefeitura de Gravataí, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), está apoiando a série de palestras que o Sesi promove em 5 de setembro, em comemoração ao "Dia da Amazônia". O evento acontece no salão de festas do Centro de Atividades do Sesi no bairro Bonsucesso, em Gravataí. A Ulbra Gravataí e o Instituto Venturini também apóiam a iniciativa que é aberta a estudantes do Ensino Médio, Pré-vestibular e Ensino Superior.
Seis palestras farão parte do programa "Bio debates: a vida do Planeta em suas mãos". Água, sustentabilidade, mudanças climáticas e o destino dos resíduos sólidos são alguns dos temas a serem apresentados. Atividades culturais também estão inseridas na programação que será desenvolvida nos três turnos, com entrega de certificado ao final de cada jornada. A apresentação da banda vencedora da etapa estadual do Projeto Descobrindo Talentos 2006/2007 abre o evento às 9h.
Água
A primeira palestra do dia, às 9h30min, tem por foco a campanha desenvolvida pela Prefeitura de Gravataí desde o ano passado, "Viva o Rio Gravataí – Água: sabendo usar não vai faltar". Será ministrada pela FMMA e falará sobre as ações desenvolvidas nos últimos anos em defesa do manancial que abastece mais de um milhão de habitantes na região e o papel de cada um no uso racional da água. O palestrante será o jornalista Cláudio Wurlitzer.
Comunidade
Às 10h30min, o Programa Esfera Azul Ulbra/Gravataí mostrará em palestra a missão do trabalho que busca estreitar as relações entre a Universidade e a comunidade a partir de projetos voltados à educação e preservação ambiental. O Programa será representado por seu coordenador, Davi Cafruni.
Gestão das águas
A palestra do biólogo Jackson Muller, "Gestão das águas: o desafio da sustentabilidade", abre o encontro da tarde destacando a problemática da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos no contexto ambiental do estado. Antes de Müller, às 14h, a atração cultural será o Grupo Inclusão, da Apae de Tramandaí, com a encenação teatral "Água e Terra".
Educação
A bióloga Simone Poletto, coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Gravataí, vai falar sobre a degradação ambiental manifestada através do predomínio da tecnologia sobre a organização da natureza, um sintoma do mundo globalizado. A palestra que inicia às 15h45min tem por título "Educação Ambiental e sustentabilidade", aproveitando as discussões em torno do cenário desejado por todos a partir da construção da Agenda 21 Local.
Lixo
A bióloga Arlinda Cezar vai desenvolver o tema "Afogados no lixo", salientando as preocupações com os riachos e rios que cortam Porto Alegre. Vai lembrar que há solução técnica para evitar o problema. A palestra começa às 19h30min. Antes, a atração cultural será Tiago Rosa e Banda.
Clima
A última palestra do evento promovido pelo Sesi trará a Gravataí o presidente do Instituto Venturini, Sérgio Pessoa Ribeiro. Ele vai falar sobre "Mudanças climáticas e as políticas de atuação global". Entre os dados a serem exibidos está a comprovação científica de que a temperatura média da terra é a maior dos últimos 650 mil anos, e que o aumento tem ocorrido a partir da revolução industrial, em razão do volume de gás carbônico lançado na atmosfera.
Outras informações e inscrições sobre o evento podem ser obtidas através do fone 3490.1232 e pelo e-mail lazer.gravatai@sesirs.org.br.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 03/09/2007)