Sessenta homens lutam para conter as chamas e ganham reforço de helicóptero da PM.Fora da área do parque, o fogo já queimou cerca de 8 mil hectares.
Dois mil hectares foram queimados em um incêndio que avança na área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, desde sábado (1º). Quarenta homens, entre brigadistas, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros lutam para controlar as chamas.
Na tarde desta segunda-feira (3) o trabalho ganhou reforço de mais 20 homens e do helicóptero da Polícia Militar para tentar conter o fogo. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi fechado para visitações por conta do incêndio.
Segundo informações do Coordenador do Prevfogo, Rodrigo de Moraes Falleiro, o incêndio que começou na área do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, se espalhou com o vento e atingiu o local. O fogo já queimou cerca de 8 mil hectares fora da área do parque.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram neste domingo 38 focos de queimadas, só em unidades de conservação ambiental de Mato Grosso.
(
G1, 03/09/2007)