A Petrobras pretende desenvolver os campos de Juruá, Juraqui e São Mateus, na Bacia do Solimões, para cumprir o contrato que prevê o fornecimento de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás para Manaus durante 20 anos. A produção dos três campos se juntará à de Urucu, também no Estado do Amazonas, que garantirá o envio de gás para a capital amazonense a partir de 2008, data provável do início da validade do contrato.
As três regiões foram descobertas ainda nos anos 70, mas não foram exploradas devido à descoberta da bacia petrolífera de Urucu, a 550 quilômetros de Manaus, que tinha, segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, melhor potencial de produção. O campo de Juruá fica a 150 quilômetros a oeste de Urucu, na direção da fronteira com o Peru. Estrella lembra que, juntos, Juruá e Urucu têm reservas de cerca de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).
Estrella não definiu um prazo para que Juruá, Juraqui e São Mateus comecem a produzir, mas garantiu que o gás existente em Urucu é suficiente para garantir o suprimento de 5,5 milhões de metros cúbicos para Manaus para além de 2012. O fornecimento de gás para a capital amazonense faz parte de um projeto para substituir o óleo diesel como matéria-prima das termelétricas que geram energia para a cidade.
Retomamos as atividades na Bacia do Solimões. Temos que fazer novas perfurações para confirmar as reservas que estimamos ter e contratamos mais sondas para a região para fazer as perfurações, ponderou Estrella.
(Por Rafael Rosas,
Valor Online, 03/09/2007)