Uma forte chuva provocou na segunda-feira inundações em várias localidades do norte da Grécia, que nos últimos dez dias foram atingidas por devastadores incêndios, que deixaram 65 mortos. Os habitantes da região de Cassandra, na península de Halkidiki, 600 quilômetros ao nordeste de Atenas, foram surpreendidos por um forte granizo que causou danos em veículos e tetos de casas.
Segundo o governador de Halkidiki, Asterios Zografos, os danos sofridos agora não se devem apenas às chuvas, mas à falta de obras contra as inundações, anunciadas no ano passado após os incêndios que destruíram as terras desta localidade. Zografos disse que o primeiro-ministro grego, Costas Caramanlis, prometeu então ajudas para efetuar as obras após visitar a zona atingida pelo fogo.
- Até hoje, não recebemos nem um euro e pedimos 15 milhões de euros para fazer estudos completos - reclamou Zografos. As chuvas também causaram problemas em Alexandrópolis, no nordeste do país, onde cerca de 40 casas ficaram inundadas. Fontes do Departamento de Bombeiros informaram hoje que mantinham "sob certo controle" cerca de 33 novos focos de incêndio que apareceram nas últimas 24 horas nos montes de Parnonos, na região de Lacônia (Peloponeso).
(
EFE, 03/09/2007)