A Organização Não Governamental (ONG) Bica de Pedra lança hoje (04/09) o projeto Agente Mirim Ambiental, que deve envolver cerca de 650 crianças, de 5 a 13 anos, estudantes das escolas de Itapuí (44 quilômetros de Bauru).
De acordo com o presidente da ONG, o ambientalista José Vitor Ficcio, o projeto tem o objetivo de promover a conscientização ambiental através da reutilização de embalagens descartáveis que seriam dispensadas no meio ambiente. “Nós vamos fazer com os participantes uma trabalho de conscientização ambiental, um trabalho de reaproveitamento ambiental de embalagens descartáveis e vamos produzir mudas dentro delas”, confirma
A idéia é fazer com que as crianças recolham, pelo menos, três embalagens (caixas de leite tetrapak ou garrafas pet de dois litros) para que nelas sejam plantadas três espécies de sementes de árvores nativas. Os alunos ficarão responsáveis em cuidar, por cerca de 120 dias, das mudas que ficarão em viveiros criados pela ONG nas próprias escolas. “Serão em torno de três mudas por aluno. No total, esperamos produzir cerca de 2 mil mudas”, conta Ficcio.
Crianças de quatro escolas de ensino infantil e fundamental, além de alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) de Itapuí, participarão do projeto, que conta com o apoio de 10 empresas do município. Ficcio explica que serão entregues aos estudantes uma camiseta com os logotipos da ONG e do projeto, além das sementes.
Depois de três meses, as mudas serão recolhidas e plantadas em áreas de recuperação de mananciais e recomposição de matas ciliar. O ambientalista explica que, quando as mudas estiveram no ponto de plantio definitivo, a ONG pretende envolver os familiares no projeto. “Vamos ser se conseguimos envolver as famílias destas crianças para depois cuidar da muda em campo. Queremos envolver a sociedade através do veículo, que é a criança, para ver se conseguimos conscientizar a família”, completa.
Além das mudas e das camisetas, as crianças participantes do projeto assistirão a uma palestra sobre reutilização de materiais e sobre o consumo consciente. Haverá também a apresentação de teatro de fantoches, onde uma caixa de leite contracena com uma garrafa pet.
(
Jornal da Cidade de Bauru, 04/09/2007)