O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa a manhã em Ipojuca, na Região Metropolitana de Recife, onde visita o Complexo Portuário de Suape e dá inicio às obras da Refinaria General José Ignácio Abreu e Lima. Os compromissos começam às 9h, quando acompanhará as operações de movimentação de granéis de minério, trigo e açúcar no Cais 4, que tem 330 metros de comprimento e entra hoje em funcionamento.
Em seguida (10h), ainda na região do porto, Lula participa da solenidade de abertura dos trabalhos de terraplenagem para a construção da refinaria. A conclusão das obras está prevista para 2010 e deve gerar, neste período, 20 mil empregos. A usina será a primeira do país a processar 100% de petróleo pesado oriundos do Brasil e da Venezuela.
No fim da manhã, Lula deixa Recife com destino a Aracaju, primeira parada de uma viagem prevista para terminar em Petrolina, no interior pernambucano. Na capital de Sergipe, depois de um almoço oferecido pelo governador Marcelo Déda, o presidente participa da cerimônia de batismo da plataforma de petróleo FPSO Sevan Piranema, às 14h45, no Teatro Tobias Barreto. A unidade flutuante, construída na China e na Holanda, vai operar no Campo de Piranema, litoral sul sergipano.
O último compromisso da agenda presidencial começa no fim do dia (17h35), quando Lula chega a Petrolina, visita a Escola Técnica do Senai e inaugura as novas instalações do estabelecimento. Com capacidade para atender até 6 mil alunos por ano, a escola oferece cursos nas áreas de alimentos, refrigeração, automobilística, administração, eletromecânica, laboratorista químico e qualificação em mecânica de automóveis. O Senai gastou R$ 14 milhões na ampliação e modernização da unidade.
Logo após a cerimônia, Lula segue para o Aeroporto de Petrolina, de onde embarca para Brasília. A chegada da comitiva na Base Aérea está prevista para as 21h10.
(Agência Brasil, 04/09/2007)