A Operação Rios da Amazônia, realizada em conjunto pelo Ibama, Polícia Federal e Receita Federal, apreendeu na última sexta-feira (31/08), em Juruti, no oeste do Pará, a embarcação Keise VI, procedente de Belém, carregada com cerca de 21 toneladas de peixes. A embarcação não tem registro válido para o exercício da pesca. A ação é coordenada pelas Divisões de Controle e Fiscalização (Dicof) da Gerência Executiva do Ibama de Santarém e da Superintendência do órgão, em Belém.
Além da apreensão da embarcação e da carga, o responsável por elas será autuado pela pesca sem autorização, mais dez reais por quilo de pescado, conforme determina o Art. 19 do Decreto Federal 3179/99. Levando-se em conta a quantidade de pescados estar estimada em vinte e uma toneladas, o valor total das multas deve superar os duzentos mil reais.
O barco foi conduzido pela equipe de fiscalização até Santarém, aonde chegou ontem, e aguarda a doação da carga para diversas instituições, entre as quais a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras), a Polícia Militar e o 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. Os procedimentos de doação dos peixes devem ocorrer hoje.
A Operação Rios da Amazônia está em campo desde o dia 29/08. O objetivo do Ibama é combater diversos crimes ambientais nos municípios banhados pelo Rio Amazonas no oeste paraense. O Chefe da Dicof do Ibama em Santarém, Manoel Costa Filho, frisa que ´´além das operações do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, em andamento no Oeste do Pará por meio de cinco Bases Operativas, o Ibama continua atuando contra a pesca irregular e outros ilícitos ambientais, em operações como a Rios da Amazônia``.
(
Ibama/PA, 03/09/2007)