Uma variação da prática ancestral de converter o lixo doméstico em adubo tem um em enorme êxito na cidade indiana de Bangalore, de sete milhões de habitantes e que cresce rapidamente. O Daily Dump (lixeira cotidiana), concebido por Poonam Bir Kasturi, é um conjunto de grandes vasilhas de barro decorados e com buracos para aeração que são colocadas uma sobre a outra. A que está mais embaixo é enchida com adubo orgânico e depois são trocadas na medida em que o grosso do lixo se decompõe e diminui. É preciso remover o lixo pelo menos uma vez a cada três ou cinco dias. Também se deve utilizar um aerossol natural fabricado a partir da nim, árvore originaria da Índia e da Birmânia, por causa do mau-cheiro e agregar algum cultivo orgânico que acelere o processo de decomposição.
Um ciclo completo pode durar dois meses ou mais até se observar uma diminuição significativa em seu volume. Daily Dump, agora uma marca registrada, oferece informação de apoio sobre como processar o lixo doméstico e coloca à disposição dos usuários, além das vasilhas, outros utensílios necessários para o processo. Poonam disse que este produto é o primeiro do seu tipo em Bangalores. Esta cidade produz três mil toneladas de lixo por dia. A outrora "cidade jardim", como era conhecida por seu ambiente limpo, verde e saudável, não pode acompanhar o ritmo do rápido crescimento urbano. Além de um trânsito muito congestionado, Bangalore conta com lixões dispersos em suas ruas residenciais.
Poonam, desenhista por profissão, teve a idéia de criar um processador de lixo orgânico quando viu que não tinha sentido separar o lixo úmido do seco nesta cidade onde os dejetos voltam a se misturar nos lixões das ruas. Para facilitar sua aceitação, ocorreu-lhe encomendar a "alfareros", fabricantes de vasilhas de barro cosido um desenho estético. "Utilizo sistemas artesanais ancestrais e vendo um produto final que deixa melhor margem de lucro e melhora o estilo de vida de antigas comunidades alfareras", explicou.
As "alfareras", responsáveis pela fabricação das lixeiras cotidianas de Palamaner, no Estado vizinho de Andhra Pradesh, disseram obter melhor margem de lucro do que com as floreiras convencionais que vendem para viver. Elas obtêm 33% mais de todo o lucro e os clientes compram algo de maior valor. Além disso, todo o material utilizado é biodegradável. O projeto geral foi um bom negócio. O investimento inicial de Poonam, de aproximadamente US$ 10 mil, foi recuperado no primeiro ano.
Também é incomum o fato de seu produto ter sido registrado sob a licença Creative Commons (comunidades criativas) da Internet, o que o converte em um desenho livre que qualquer um pode utilizar ou adaptar, que se usa sobretudo para criar fontes abertas de códigos para programas de computação. O objetivo de Poonam é espalhar a idéia. ‘Não posso guardar isto só para mim por achar que alguma companhia grande roube a idéia para seu próprio beneficio", afirmou.
O poder da rede de redes e a filosofia básica do produto, disponível de forma livre para todos em seu site da Internet, fez com que Daily Dump já tenha mais de quatro mil paginas visitadas nos últimos 15 dias em diferentes partes do mundo: 102 da Dinamarca, 1.576 dos Estados Unidos, 306 da Grã-Bretanha e 820 da Índia. Entre os outros 91 países que se interessaram pela idéia estão vários Estados asiáticos, como Coréia do Sul e Malásia.
"Sou irlandesa, e aqui não há nenhum produto como o seu", escreveu Sinead Cormican via e-mail desde seu país, no começo deste mês, qualificando-o de "idéia fantástica", e querendo saber onde conseguir uma das lixeiras orgânicas. Poionam afirmou que quer ver os interessados fabricando as vasilhas em suas localidades para economizar um excessivo consumo de recursos naturais na criação e no transporte de unidades desde Bnagalore. "Espero que este processo não tenha conseqüências muito negativas", afirmou. Siead agora se inteira sobre a produção das lixeiras através da agência estatal da Irlanda.
A diretora de desenvolvimento da não-governamental Next Step Recycling (O próximo passo é reciclar), Isbel Ingham, quer vincular os produtos Daily Dump e seu princípio de funcionamento com o site de sua organização com sede nos Estados Unidos. Foi de muita ajuda a lixeira cotidiana ter sido proposta para o famoso prêmio Index deste ano, que recompensa o melhor projeto inovador, cuja cerimônia de premiação acontece no dia 24 de agosto em Copenhague. Esta premiação concede 500 mil euros ao mais destacado Projeto para Melhorar a Vida.
Poonam agora se dedica a desenvolver um dispositivo automático para criar adubo doméstico que agite, agite, reduza e molhe "como se fosse uma maquina de lavar e gastando pouca energia". Enquanto isso, investimentos mostram interesse em Daily Dump, que vende cerca de 105 unidades domésticas por mês. Poonam acredita que uma unidade é suficiente para uma residência, do mesmo modo que um banheiro ou um lavabo. "Meu objetivo agora é difundir o produto e fomentar a idéia da fabricação doméstica de adubo e levar o conceito aos programas escolares", afirmou.
(Por Keya Acharya, IPS, 03/09/2007)