O projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre será entregue hoje pelo prefeito José Fogaça à presidente da Câmara Municipal da Capital, a vereadora Maria Celeste (PT).
O Executivo elaborou o texto a partir da proposta de revisão do PDDUA entregue ao prefeito no dia 8 de agosto pelo secretário municipal do Planejamento e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), José Fortunati. O documento continha o aperfeiçoamento e a sistematização das propostas aprovadas na audiência pública realizada no dia 16 de junho. Pela primeira vez a população foi convidada a decidir sobre o conteúdo do anteprojeto, com um total de 454 sugestões apresentadas.
- Nunca havia sido feito um debate tão amplo. As pessoas passaram a entender que o plano diretor mexe com a vida delas - ressaltou Fortunati.
Conforme o secretário, há vários avanços no projeto a ser entregue à Câmara, como a redução dos limites de alturas de prédios dos 24 bairros da macrozona 1, a proibição do fechamento das sacadas laterais, o aumento de áreas de interesse cultural de 78 para 136, a questão dos afastamentos dos prédios e o aumento de área livre vegetada.
As principais alterações propostas ao Plano Diretor serão apresentadas à imprensa hoje, a partir das 9h30min, na Câmara.
(
Zero Hora, 03/09/2007)