Apreensão de 20 pássaros silvestres em quatro locais e sete autuações por pesca ilegal foi o saldo da operação realizada pelo 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar entre as 9h30min de sábado e o meio-dia de ontem, para flagrar crimes ambientais e localizar foragidos da Justiça. Denominada Ambiente em Festa, em referência ao aniversário de dois anos do batalhão, completados ontem, a operação teve abrangência em áreas ribeirinhas do Guaíba e dos rios Jacuí e dos Sinos.
Em 18 horas de operação, foram vistoriados 1.036 veículos, 3.095 pessoas e 57 empresas com potencial poluidor. Empresas como olarias e serrarias foram autuadas por emissão de material poluidor, em 15 locais, incluindo disposição irregular de resíduos.
Também foram identificados lixões a céu aberto e registrados 23 termos circunstanciados (delitos de menor potencial ofensivo) e 111 boletins de ocorrência. Para o comandante do 1º Batalhão Ambiental da BM, major Luiz Eduardo Lopes, o trabalho foi excelente. Adiantou que nos próximos meses serão realizadas operações especiais em alto-mar para coibir a prática de pesca ilegal. O trecho entre Torres e Rio Grande será vistoriado por 30 policiais do batalhão, que tem sede em Xangri-Lá.
Na operação de ontem, cerca de cem policiais militares utilizaram cinco embarcações e 18 viaturas para chegar a locais de difícil acesso em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, Gravataí e Viamão.
(
Correio do Povo, 03/09/2007)