Estudantes de Porto Alegre terão a oportunidade de participar de uma atividade diferente, em dois passeios programados para este mês, ao longo do principal curso de água que corta a Capital, no projeto 'Novos olhares sobre o arroio Dilúvio'. O percurso ao longo do arroio começou a ser feito no final de agosto, no ônibus da Linha Turismo, com uma função ambiental.
A atividade integra o programa Pró-Dilúvio, do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que visa conscientizar escolares, entre 11 e 12 anos, sobre o combate à poluição do Dilúvio. Desde a foz do arroio até a avenida Antônio de Carvalho, os estudantes são orientados pelo guia turístico, que aborda aspectos ambientais envolvendo o córrego, cuja extensão é de e 17 quilômetros, incluindo a nascente em Viamão.
Antes do passeio, os jovens participam do projeto 'Reviver das Águas', promovido pela Equipe de Educação Ambiental do DEP. 'Primeiro eles têm palestras nas escolas e são escolhidos para vivenciar, na prática, os assuntos tratados', explicou a coordenadora de Educação Ambiental do DEP, Cristina Bernardes. Os trabalhos realizados pelos estudantes, a partir da experiência dos passeios, serão expostos no III Seminário do arroio Dilúvio, em 10 de outubro na PUCRS.
(
Correio do Povo, 03/09/2007)