Ativistas do grupo ecológico internacional Greenpeace se trancaram em um navio que transporta 30 mil toneladas de carvão pelos Grandes Lagos até Nanticoke, a central de carvão mais importante da América do Norte. Greenpeace intercepta navio com carvão que seguia para estação geradora no Canadá
Os membros do Greenpeace abordaram a embarcação Algomarine na manhã de quinta-feira, enquanto navegava no lago Erie. Eles exigiram que não descarregassem o carvão em Nanticoke. Diante da negativa da tripulação de cooperar, os ativistas pintaram no casco do navio "Não ao carvão, não à energia nuclear, energia limpa" ("No coal, no nuclear, clean energy). Pelo menos três deles se trancaram no Algomarine.
Nanticoke tem uma das quatro megausinas de carvão localizadas na província de Ontario. O primeiro-ministro provincial, Dalton McGuinty, planejava fechá-la em 2007, mas a vida útil da central foi ampliada até 2014. A ação do Greenpeace ocorre um dia depois de a comissão da energia de Ontario ter anunciado um ambicioso projeto de US$ 56 bilhões que em 20 anos pretende impulsionar a geração de energia renovável e nuclear na província mais povoada do Canadá.
(
France Presse, 31/08/2007)