Proponente da reunião, Mano Changes disse que o objetivo da comitiva gaúcha na China será a troca de experiências sobre o setor e as novas tecnologias que vêm sendo utilizadas. O parlamentar já confirmou presença, e irá acompanhar produtores rurais do Estado. O presidente da feira chinesa, Ming Jiango, ficou surpreso com a 30ª Expointer, ressaltando que o Rio Grande do Sul está bem avançado em relação aos demais estados brasileiros, principalmente com relação ao plantio direto.
Para o presidente da AL-RS Frederico Antunes, uma das estratégias de crescimento do RS deve ser a de manter boas relações comerciais com aquele país. "Pela sua população, a China precisa de abastecimento. O Brasil tem naquele mercado uma grande expectativa de desenvolvimento, e o Rio Grande do Sul, por ser um produtor de alimentos, deve ser parte importante deste plano", afirmou.
Frederico destacou, ainda, que em termos de investimentos a Expointer está à frente, ao aplicar US$ 70 milhões no evento contra os US$ 20 milhões disponibilizados pelos chineses na sua feira.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 31/08/2007)