Decisão foi divulgada após reunião de representantes do país e dos EUA.Coreanos agora vão discutir com o Japão para superar as tensões entre os países.O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, Chris Hill, disse no domingo (2) que a Coréia do Norte "entregará uma declaração completa sobre todos os seus programas nucleares e que irá desativá-los até o final deste ano".
Os detalhes serão discutidos durante os próximos encontros agendados para o final deste mês na China, disse Hill ao final do segundo dia de negociações em Genebra com o principal representante norte-coreano para assuntos nucleares, Kim Kye-gwan.
Não havia de imediato comentários de Kim.
A Coréia do Norte recebeu enviados dos EUA em Genebra para uma segunda e última rodada de negociações para aliviar a relação entre os dois países, oponentes na Guerra da Coréia de 1950-53, além de acelerar o desarmamento nuclear de Pyongyang.
As negociações se desenvolveram devagar desde setembro de 2005, quando a Coréia do Norte concordou em princípio a desativar seu programa nuclear em troca de benefícios econômicos e diplomáticos.
Após os encontros em Genebra com a delegação dos EUA, os negociadores coreanos irão discutir com o Japão para superar as tensões entre ambos países asiáticos.
A sessão plenária envolvendo seis participantes -- EUA, Coréia do Norte e do Sul, China, Japão, Rússia -- é esperada para acontecer em meados de setembro em Pequim.
(
G1, 02/09/2007)