Os ministros do Meio Ambiente dos países da União Européia reúnem em Lisboa neste sábado (01/09) no primeiro conselho informal organizado pela Presidência portuguesa da UE para discutir os problemas da seca e escassez de água.
Em declarações à Agência Lusa, o ministro português do Meio Ambiente, Francisco Nunes Correia considerou que a reunião vai ter uma "grande adesão, muito superior ao previsto".
O evento conta com a presença dos ministros da Croácia, Macedônia e Turquia, candidatos à adesão da UE, e da Noruega e Suíça que, embora não pertençam ao bloco, manifestaram interesse pelo encontro.
O conselho informal tem por base um documento Comissão Européia (braço executivo da UE) divulgado em julho, que revelou um agravamento dos problemas ambientais na Europa desde meados da década de 1970.
Segundo o texto, a escassez de água atinge 11% da população européia e 17% do território. Quanto à seca, a Comissão afirma que nos últimos 30 anos a situação se agravou cerca de 20%, tanto em área e como em pessoas afetadas.
O objetivo de Portugal é conseguir um consenso entre os 27 países do bloco até o final de outubro, quando está marcado o primeiro conselho formal de ministros do Meio Ambiente organizado pela Presidência portuguesa da União Européia.
(
Lusa, 01/09/2007)