O Ministério da Agricultura publicou, ontem (31/08) , no Diário Oficial da União, uma retificação da portaria 154, que excluía totalmente três municípios gaúchos do plantio de soja em solo tipo 2 na safra 2007/08. De acordo com a nova determinação, o zoneamento da oleaginosa inclui, agora, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Triunfo. É permitida a semeadura de cultivares de ciclo semiprecoce, precoce, médio, semitardio e tardio. O município de Vila Nova do Sul está autorizado a plantar nos três últimos ciclos. Todos os produtores terão de fazer uso do plantio direto e seguir o período de plantio indicado.
A alteração atende a um dos principais pleitos do setor, levantado, inclusive ontem, durante a abertura oficial da Expointer. A expectativa era que a pauta fosse motivo de debate hoje na feira, onde estará hoje o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Para a ocasião, o setor primário gaúcho preparou um documento pedindo que as prorrogações das dívidas de custeio das safras 2003/04, 2004/05 e 2005/06 não sejam analisadas caso a caso pelas agências bancárias. 'No Mato Grosso, o banco vai aceitar um laudo em grupo dos agricultores. Mas a situação de endividamento no RS é a mesma', salientou o deputado Luis Carlos Heinze.
A ausência de Stephanes, ontem, na abertura oficial da Expointer, foi sentida por líderes e autoridades. A situação foi, inclusive, motivo de ironia por parte do presidente da Farsul, Carlos Sperotto. 'As restrições são para a entrada de animais biangulares. Isso representa total desconhecimento da importância de um evento como a Expointer', frisou.
(Correio do Povo, 01/09/2007)