Projeto Dourado está com equipe em campo
2007-09-01
Resultado da parceria estabelecida entre Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - COMITESINOS, e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, o Projeto Dourado conta com o apoio do Programa Petrobrás Ambiental em sua nova fase.
Depois de ter conhecido os hábitos da espécie de peixe que lhe intitula através da tecnologia de rádio-telemetria, e de ter multiplicado este conhecimento, em toda Bacia Sinos e outras regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, relacionando-o com as implicações da ação humana sobre a biodiversidade, agora o Projeto Dourado retorna com novidades.
Com base em pesquisa científica, legislação vigente e atividades práticas, membros da comunidade da Bacia Sinos serão capacitados para a utilização de bioindicadores presentes em cursos d’água e em seu entorno, para diagnosticar o quadro de qualidade da água e do respectivo ecossistema. Cada instrutor trabalhará tais conhecimentos com, minimamente, mais 30 multiplicadores, totalizando 930 pessoas diretamente envolvidas e mais de 10.000 indiretamente. O objetivo é estimular que a população se aproprie do seu papel no gerenciamento participativo dos recursos hídricos, colocando-o em prática na Bacia Sinos.
Para orientar a multiplicação dos conhecimentos estão sendo produzidos vídeos e cartilhas didáticas. As equipes de pesquisadores, sob coordenação dos Drs. Uwe Schulz e Milton Strieder, estão desenvolvendo coleta de imagens e amostras em campo, etapa preparatória à formação de instrutores. A TV Unisinos, responsável pela produção dos vídeos, tem registrado as atividades de pesquisa em campo para que os instrutores e multiplicadores tenham acesso à metodologia empregada.
A seleção dos futuros instrutores será feita pela equipe do COMITESINOS, sob coordenação da Arq. Viviane Nabinger, assim que a etapa de construção das ferramentas de suporte estiver concluída.
Quem tiver interesse poderá acompanhar as atividades de campo como observador. Nesta segunda-feira, dia 03 de setembro de 2007, a equipe estará no município de Caraá-RS, que abriga as cabeceiras do Rio dos Sinos, com trabalho de coleta de amostras, captação de imagens para os vídeos didáticos e gravação de entrevistas.
Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Executiva do COMITESINOS através do telefone 51 3590.8508 ou do endereço eletrônico cmtsinos@unisinos.br .
(Comitesinos, 31/08/2007)