A construção da fábrica de cimento em Vidal Ramos, região do Alto Vale do Itajaí, vai iniciar assim que as licenças ambientais estiverem liberadas. O anúncio foi feito ontem (30/08), pelo diretor de estratégia da Votorantim Cimentos, Luiz Alberto de Castro Santos, durante a assinatura do protocolo de intenções firmado com o município e o governo do Estado de Santa Catarina.
A previsão é que isso aconteça no primeiro trimestre de 2008 até mesmo porque o início da operacionalização está previsto para 2010. O investimento na obra está orçado em R$ 360 milhões, com capacidade de produção de 1,3 toneladas/ano. A Votorantim também vai implantar nova unidade de moagem, utilizando matéria-prima clínquer, no Litoral Sul, mas a cidade ainda não está definida.
O diretor disse que se trata de uma unidade moderna, que não causará problemas com o meio ambiente. Não está nada definido em relação ao local da fábrica, na localidade de Salseiro. A proposta inicial é que seja no Parque de Eventos, cuja área seria permutada. Antes da assinatura, o governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito de Vidal Ramos, Nabor Schmitz e o diretor da Votorantim, Luiz Alberto de Castro Santos, se reuniram para definir os últimos detalhes sobre o protocolo.
Ficou acertado que o governo do Estado fará a pavimentação asfáltica entre Vidal Ramos e Botuverá, numa extensão de 51 quilômetros, de Imbuia a SC-302, num total de 14 quilômetros e ainda de Vidal Ramos a Presidente Nereu, na mesma distância. Outro compromisso é a implantação de rede de energia elétrica de 50 MWA, além de agilizar o licenciamento ambiental.
(Por Vidal Ramos,
Diário Catarinense, 31/08/2007)