A CaixaRS realizou ontem, na Expointer, um workshop setorial sobre Créditos de Carbono – Estudo de Casos de Projetos de Suínos, Aves e Frigoríficos. O evento teve como objetivo aproximar o agronegócio de projetos que respondam pela redução ou remoção dos gases que provocam o efeito estufa e, no futuro, vender créditos de carbono.
A presidente da CaixaRS, Susana Kakuta, ressaltou que a instituição se credencia como uma referência para o empreendedor gaúcho nos negócios envolvendo créditos de carbono. “Além de trabalhar na captação de projetos e na articulação junto ao setor produtivo, queremos, no futuro, comercializar créditos de carbono. O foco disso é a viabilidade de empreendimentos empresariais. Portanto, saímos da fase conceitual e vamos para a fase empresarial”, declarou.
A estimativa é de que o mercado mundial de créditos de carbono seja de US$ 10 bilhões por ano. A presidente apresentou ainda os três eixos de atuação da CaixaRS: modernizar setores tradicionais do Rio Grande do Sul, dinamizar economias regionais e induzir setores portadores de futuro.
(
Gazeta do Sul, 31/08/2007)