Pesquisa e Responsabilidade Ambiental é o tema central do 16º Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ocorre entre os dias 27, 28 e 29 de novembro, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem). Juntamente ao congresso acontecerá o 9º Encontro de Pós-graduação (Enpos). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro. A abertura, no dia 26, às 9h, contará com uma palestra da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), que costuma estimular a participação de estudantes em pesquisas.
A escolha da temática, segundo o professor da UFPel Mário Canever, visa chamar a atenção para as questões ambientais e também incentivar pesquisas sobre a problemática. “O assunto é extremamente relevante. Ele diz respeito não só à sociedade como um todo, como também à comunidade acadêmica”, observa.
O Congresso de Iniciação Científica da UFPel, conforme Fábio Padilha, da comissão organizadora, é o maior evento científico da Região Sul. Os principais objetivos do CIC são a valorização dos professores da universidade envolvidos em atividades de pesquisa e a mostra das produções dos alunos. “É um momento fantástico de interação entre o pessoal que trabalha com pesquisa. Nós notamos um interesse cada vez maior nessa área”, salienta.
Os trabalhos científicos do congresso são correspondentes às áreas das ciências biológicas, agrárias, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, da saúde, engenharias, lingüística, letras e artes. A expectativa é de que 1,5 mil trabalhos sejam inscritos. Os participantes do CIC incluem alunos de graduação, de nível técnico e tecnológico. Já no Enpós participam alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais liberais. Ambos recebem alunos, com ou sem bolsas de pesquisas, de instituições públicas e privadas de todo o Estado.
As pesquisas dos alunos bolsistas participam obrigatoriamente e são apresentadas de forma oral. Durante a exposição dos trabalhos, eles serão avaliados segundo critérios como domínio dos conteúdos desenvolvidos e capacidade de comunicação. Os demais trabalhos serão somente expostos através de pôsteres. Entretanto, aquelas pessoas que não possuem bolsa de estudos mas que gostariam de expor suas pesquisas oralmente podem inscrever um resumo expandido das suas pesquisas.
Os melhores trabalhos serão incluídos aos dos bolsistas e concorrerão aos prêmios.
A premiação será realizada no dia 12 de dezembro no auditório do prédio da Faculdade de Direito da UFPel. Serão oferecidos 24 troféus para as três melhores pesquisas de cada área.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.ufpel.tche.br/xvicic. É cobrada uma taxa de R$ 35,00, que dá direito ao participante de receber um certificado de participação, uma bolsa padronizada, um CD com os anais dos trabalhos e uma lapiseira.
(
Diário Popular, 31/08/2007)