A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Costa, localizada na vila de Palomas, teve seu projeto sobre meio ambiente escolhido em Porto Alegre para participar da Expointer. Sendo a única escola da região abrangente pela 19ªCRE.
O projeto está sendo desenvolvido pela escola e por toda a comunidade da vila Palomas, que entenderam que os problemas ambientais podem se agravar e comprometer, realmente, a vida do Planeta Terra daqui a mais alguns anos. Após uma pesquisa de campo pelos alunos da escola e a professora de Ciências, foram constatados os seguintes problemas: lixo jogado por toda a vila, queima indiscriminada, entulhamento de poços, açudes e escoamentos de água, contaminação de vertentes, animais mortos jogados a céu aberto, desperdício, entre outros.
Foram preenchidos alguns instrumentos com perguntas relacionadas aos itens citados e que foram respondidos pelos entrevistados. A partir daí, surgiu o projeto Vaga-Lume. O nome foi escolhido, por ser este um inseto inofensivo e muito comum, nas noites quentes de verão. A escola fez uma caminhada luminosa à noite pelas ruas da vila Palomas com a intenção de despertar a curiosidade de seus moradores e com compromisso para participar do projeto.
Foram muitos encontros, seminários, palestras, debates, peças teatrais, leitura entre outros. O projeto despertou a atenção de todos, até mesmo da indústria de vinhos Almadén que está localizada em frente a escola.
Central de resíduosAtravés de um de seus diretores, foi feita a proposta de se construir a primeira central de resíduos em vila da cidade. Os contatos com São Paulo já foram feitos e escola e indústria, junto com a comunidade esperam concretizar esse fato. Enquanto isso, direção, professores, alunos e comunidade continuam em processo de conscientização constante, limpando a região, dando destino correto ao lixo de suas casas, limpando os poços e vertentes, recuperando o aspecto paisagístico da escola e casas da região. Segundo a diretora da escola Carmen Machado, a vila já está mais limpa, não existindo mais lixo espalhado como antes. Durante a Expointer, estarão representando a escola Rodolfo Costa, a professora de Ciências Mirian Pinheiro e o aluno da 8ª série Magdiel Gularte Teixeira. Será apresentado o projeto Vaga-Lume em banner e com ilustração de fotos de todos os passos do processo desde a implantação do projeto até hoje. "Nos sentimos orgulhosos, junto com alunos e professores, por estarem presentes em um evento tão importante do Rio Grande do Sul como a Expointer, agradecemos o apoio da 19ªCRE e suas coordenadoras Carmen Laguno e Vera Ponche e em especial da professora Gladis Costaguta Bravo que incentivou a direção em divulgar tal caminhada"-conclui Carmen.
(
A Platéia, 31/08/2007)