O ministro da Agricultura e de Alimentos Kim Chance apresentou proposta de lei no parlamento da Austrália Ocidental para ampliar a moratória do estado no plantio de plantas geneticamente modificadas. Intitulada “Seeds Amendment Bill 2007”, a legislação permitirá ao ministro declarar as sementes transgênicas como “sementes proibidas”.
“Nas mudanças propostas, será proibido importar, vender ou ter posse de sementes transgênicas na Austrália Ocidental, para o propósito de cultivo”, disse o ministro Chance. O ministro afirmou que traços de contaminação transgênicos haviam sido previamente detectados na canola do Estado, apesar de todas as regiões da Austrália que plantam a canola terem uma moratória em vigor.
“O condição de região livre de transgênicos na Austrália Ocidental está gerando benefícios para os seus fazendeiros que obtêm preços melhores para alimentos classificados como livres de transgênicos, garantindo acesso aos mercados europeu, japonês, indiano e chinês,” afirmou o ministro.
(
Aenoticias, 30/08/2007)