O secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, representando a governadora Yeda Crusius, prestigiou a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção RS (Abes/RS) nesta quinta-feira (30/08). A solenidade ocorreu no Hotel Everest, em Porto Alegre. O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, não compareceu por problemas de agenda.
O presidente Geraldo Portanova Leal foi reconduzido ao cargo para mais dois anos de mandato. A vice-presidência está com Ellen Martha Pritsch. Ocupam diretorias Maria de Lourdes Wolff, Deisy Maria Batista, Sidnei Gusmão Agra e Mariângela Corrêa Laydner. Primeira e segunda secretárias, respectivamente, são Jussara Kalil Pires e Jussara Neves. A 1ª tesoureira é Maria Lúcia Coelho Silva e o 2º tesoureiro é Paulo Robinson Samuel. Os membros dos Conselhos Diretor, Fiscal Estadual e Consultivo também foram empossados.
A Abes foi fundada em 1966 como organização não-governamental destinada a desenvolver atividades relacionadas ao saneamento básico. “É um prazer participar, dando nossa contribuição por meio da Abes”, expressou o presidente Geraldo Leal, destacando que uma das atividades que mais mobiliza a sociedade é a Semana da Água, realizada em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, que neste ano ocorre de 6 a 13 de outubro. “Água boa para todos e para sempre é o tema deste ano, baseado no tripé de sustentação: qualidade, quantidade e perpetuidade”, disse.
Simões Pires afirmou que o Estado reconhece na Abes as grandes modificações propostas pela entidade na área de saneamento ambiental. “Destaca-se sua capacidade de produção e científica, assegurando para todo aquele que trabalha no plano ambiental o caráter da informação, mas sobretudo, implantando uma mudança de comportamento”, disse Simões Pires. “O Estado, a secretaria e a Abes são ótimos parceiros para o desenvolvimento do ambiente equilibrado. Temos que nos unir nas ações e ser solidários nas pretensões, nos sonhos e nos resultados”, enfatizou.
(Ascom Governo do Estado do RS, 30/08/2007)