Executivo encaminhará projeto através da Secretaria da Ciência e tecnologia. A iniciativa do deputado estadual Jerônimo Goergen será incorporada pelo Governo do Estado nos próximos dias. A Secretaria da Ciência e tecnologia passa a comandar o Programa de Combate ao Capim Annoni-2 no Estado do Rio Grande do Sul. A proliferação do Capim Annoni vem provocando danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos ao setor primário. A invasão do parasita ocorre pelo princípio da alelopatia, mecanismo que permite que a planta libere substâncias que inibem o crescimento de outras espécies ao seu redor.
Entre os principais itens que compõe a medida, de autoria do deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), estão o combate ao capim annoni nas feiras agropecuárias através da capina dos parques, instalação de rodolúvios e pulverização dos caminhões boiadeiros, promoção de campanhas de conscientização junto aos produtores e a abertura de linha de crédito para a aquisição de uma máquina especial que ajuda a eliminar a praga. Jerônimo ressalta que o objetivo, “é prevenir a disseminação e reduzir a infestação nos campos de pastagens naturais pela planta da espécie “Eragrostis Plana Ness”.
Durante encontro nesta quarta-feira (29/08) com o Secretário Estadual da Agricultura, João Carlos Machado, também foi definido que nos próximos dias será remetido a minuta do projeto da criação do código de defesa sanitária do RS, criado por Jerônimo Goergen.
(Por Jimmy Azevedo, Agência de Notícias AL-RS, 30/08/2007)