A Polícia Ambiental (Patram) divulgou no início da noite de ontem o balanço de uma operação conjunta com a Polícia Civil que se iniciou ainda na terça-feira. Os policiais cumpriram um mandado em uma propriedade situada em João Rodrigues, nas proximidades da Lagoa dos Dourados, interior de Rio Pardo. No local encontraram armas, vasta munição e redes de pesca.
A equipe da Patram já vinha suspeitando da propriedade desde o último dia 18, quando encontrou várias redes na lagoa. Já durante o cumprimento do mandado, os policiais encontraram uma espingarda, oito trabucos (armas artesanais), 78 cartuchos vazios e 12 intactos de calibre 20, 25 munições calibre 22 e materiais para recarga. Também recolheram duas armadilhas para tatus, 13 apitos para atrair aves, 740 metros de redes de diversos tamanhos e uma tarrafa.
O dono da área – um morador de Esteio cujo nome não foi divulgado – não estava no local. Ele responderá a inquérito por posse de arma e por crime ambiental, visto exercer as atividades de pesca com equipamentos e métodos não permitidos.
(
Gazeta do Sul, 30/08/2007)