Agentes da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, com sede em Pelotas, apreenderam ontem 16 aves silvestres que eram mantidas em um cativeiro clandestino na localidade da Cascata, no interior de Pelotas.
Os policiais chegaram até a residência no início da manhã após receberem uma denúncia anônima. No pátio da casa encontraram as 16 gaiolas com exemplares de pássaros como cardeal, azulão, frade, azulinho, tico-tico rei, canário-da-terra, sabiá, coleiro-da-chácara e bico-duro. Os animais estavam, aparentemente, em bom estado de saúde e higiene.
Os pássaros foram recolhidos e encaminhados ao Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (Nurfes/UFPel), enquanto o proprietário dos animais foi autuado por crime ambiental e multado em R$ 500,00 por exemplar apreendido.
MacacoAinda ontem uma moradora da Colônia de Pescadores Z-3 procurou a sede da 3ª Companhia Ambiental no centro de Pelotas para entregar um exemplar de macaco sagüi. O animal foi encontrado no quintal de sua casa no início da manhã. “Acreditamos se tratar de um animal acostumado ao cativeiro, pois é extremamente dócil e calmo”, avaliou o sargento Getúlio Zago, que atendeu o caso.
O macaco que apresentava um ferimento no rabo e em uma das pernas foi encaminhado ao Nurfes/UFPel.
(
Diário Popular, 30/08/2007)