Porto Alegre, RS - A energia eólica e suas potencialidades para o Brasil e o mundo é pauta da Conferência Internacional de Energia Eólica que a PUCRS promoverá em outubro, com a participação de profissionais e pesquisadores interessados em conhecer o panorama mundial e nacional da fonte alternativa, o desenvolvimento industrial, a tecnologia utilizada e as perspectivas de investimento no setor.
O evento espera contar com representantes de instituições da Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e América Latina. Pelo Brasil, são esperados representantes do Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Estado, entre outros. Está prevista também uma visita ao Parque Eólico de Osório, considerado o maior da América Latina.
Na oportunidade, o Núcleo Tecnológico de Energia e Meio Ambiente da PUCRS (Nutema) se tornará o Centro de Excelência Energia Eólica (CE-Eólica), com novas instalações, instrumentos e túneis de vento que avaliarão o desempenho de turbinas eólicas e servirão para calibrar sensores que medem a velocidade do vento. Os laboratórios serão adequados para acreditação no Inmetro, permitindo realizar ensaios com metodologias internacionais.
Este ano, o coordenador do Centro, professor Jorge Alé, apresentou em Milão, na Conferência Européia de Energia Eólica, resultados do desenvolvimento de novos modelos de turbinas eólicas de eixo vertical, projeto financiado pela Finep, com a instalação de uma unidade para testes em Imbé, no RS. A turbina tem um rotor que trabalha com o vento em todas as direções (as de eixo horizontal exigem sistemas de orientação para seguirem a direção do vento principal). Outra vantagem é seu gerador elétrico, fixado ao nível do solo, facilitando o acesso à manutenção.
A Conferência Internacional de Energia Eólica ocorrerá no auditório do prédio 50 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681, Porto Alegre). Informações adicionais e inscrições podem ser feitas pelo site http://www.pucrs.br/ce-eolica ou telefone (0xx51) 3320-3500, ramal 4438.
(
Envolverde/Assessoria, 28/08/2007)