O Grupo Giração se apresenta no lançamento do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da segunda edição do Prêmio ODM Brasil 2007. O prêmio foi criado pelo governo federal para incentivar ações que contribuam para que o país atinja até 2015 as oito Metas do Milênio estabelecidas por 191 nações em 2000.
Dados do 3º Relatório de Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), divulgado nesta quarta-feira pela Presidência da República mostram que o Brasil avançou em relação ao ODM de garantir a sustentabilidade ambiental, no cumprimentos de metas que tratam de questões como desmatamento, aquecimento global e acesso a saneamento básico e moradia.
O desmatamento da Amazônia caiu depois de sete anos, a taxa de perda anual de floresta caiu de 29 mil quilômetros quadrados em 1994 para 13 em 2006. Entretanto, o relatório aponta nos últimos 20 anos, o desflorestamento foi de 300 mil quilômetros quadrados - uma área maior que os estados do Rio Grande do Sul e Sergipe juntos. Em contrapartida, segundo o relatório, o governo brasileiro aumentou o número de Unidades de Conservação, que entre 2002 e 2006 passou de 265 para 288 e já correspondem a 13% do território nacional.
Em relação ao consumo de clorofluorcarbonetos (CFCs) - gases que prejudicam a camada de ozônio - o Brasil reduziu em 90% o consumo dessas substâncias em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. Dados sobre saneamento básico apontam avanço de 7,5% no número de domicílios urbanos com acesso à rede de águas e inclusão de 3,5 milhões de famílias à rede de esgoto sanitário.
Com a intensa urbanização nos últimos 60 anos, as condições de moradia dos brasileiros melhoraram, mas as desigualdades permaneceram. Enquanto a proporção de domicílios urbanos adequados é de 73,9% no Sudeste, não chega a 30% no Norte e o país ainda registra um déficit habitacional de 7,9 milhões, principalmente entre as famílias de baixa renda.
Durante a apresentação do relatório, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula disse que o cumprimento da meta de preservação ambiental depende de contratação de servidores. Os Objetivos do Milênio foram criados em 2000 durante a Cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), em que 189 nações assumiram o compromisso de cumprir oito metas até 2015. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome, educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
(
Agência Brasil, 29/08/2007)