Acostumado a mostrar as belezas de Porto Alegre, o ônibus Linha Turismo fez um passeio diferente na manhã de ontem. Durante cerca de uma hora, 50 alunos de uma escola da Capital viram de perto a poluição do Arroio Dilúvio.
O roteiro especial faz parte de um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, o programa Pró-Dilúvio e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Depois de estudarem a situação do arroio em palestras e em sala de aula, os estudantes observaram um cenário de desrespeito: pneus, sacolas, garrafas plásticas e móveis jogados nos 17 quilômetros do Dilúvio. Desde outubro de 2006, quando começaram as obras de dragagem, já foram retiradas 30 mil toneladas de lixo.
Estão previstos mais dois passeios, nos dias 4 e 11 de setembro.
- No primeiro semestre deste ano, já realizamos palestras para mais de 5 mil alunos de Porto Alegre. Queremos estender esta visita para todas escolas, para que tenham a vivência do que se fala nas aulas - espera Cristina Bernardes, coordenadora da equipe de educação ambiental do DEP.
Ver ao vivo o que antes só tinha escutado falar ajudou Thainá Campos Saldanha, aluna da 5ª série da Escola Municipal Saint Hillaire, primeira a realizar o passeio, a entender melhor o problema. Se antes de embarcar no ônibus falar sobre o arroio era difícil, na viagem, ela já distribuía conselhos:
- Não podemos jogar lixo, pois suja a água e temos de cuidar do ambiente.
(
Zero Hora, 30/08/2007)