O subsecretário-geral de Política I do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Everton Vieira Vargas, disse ontem (29/08) que o Brasil irá sugerir novamente, na Conferência da Partes (COP), que os esforços dos países em desenvolvimento para a redução das emissões dos gases do efeito estufa sejam reconhecidos e apoiados internacionalmente. Além disso, o Brasil quer que a responsabilidade de cada país no aquecimento global seja determinada.
A COP, que será realizada em Bali, em dezembro deste ano, é o órgão supremo decisório no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). As reuniões da conferência são realizadas a cada dois anos em sistema de rodízio entre os continentes.
São reuniões de grande porte, que contam com a participação de delegações oficiais dos 188 membros da CDB (187 países e um bloco regional), observadores de países não associados, representantes dos principais organismos internacionais (incluindo os órgãos das Nações Unidas), organizações acadêmicas, organizações não-governamentais, organizações empresariais, lideranças indígenas, imprensa e demais observadores.
O embaixador participa do seminário internacional "Aquecimento Global - A Responsabilidade do Poder Legislativo no Estabelecimento de Práticas Ambientais Inovadoras".
(
O Dia Online, 29/08/2007)