A Caravana em Defesa do São Francisco e do Semi-Árido - Contra a Transposição chegou nesta quarta-feira (29/08) a João Pessoa para defender que se leve a água do rio para o estado da Paraíba por meio de adutoras.
Desde o dia 19 de agosto, a Caravana formada por nove pessoas já percorreu seis estados – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba – e o Distrito Federal.
Nesta quinta-feira (30/08), o grupo estará em Salvador e na sexta-feira (31/08), em Maceió, dentro da meta de percorrer dez capitais até o dia 1º de setembro, para promover discussões sobre o projeto do governo federal de transpor as águas do rio.
Para o grupo, a natureza da obra não resolverá os problemas da seca e ainda trará impactos ambientais, econômicos, políticos e sociais negativos. Segundo a assessoria de imprensa da Caravana, a adução é o método mais adequado para o abastecimento de água na Paraíba, com custo inferior ao da transposição e sem maiores consequências para o São Francisco.
A diferença está no volume de água a ser desviado: na transposição, chega a 127 metros cúbicos por segundo, enquanto na adução é reduzido para seis a oito metros cúbicos por segundo.
(Por Quênia Nunes,
Agência Brasil, 29/08/2007)