O diretor de Transmissão do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, esteve reunido nesta quarta-feira (29/08) com o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio de Garibaldi, Romeu Martinazzo, apresentando os planos de expansão do sistema elétrico de transmissão, previstos para a região, em especial as obras de ampliação da subestação Garibaldi. A reunião ocorreu na prefeitura e teve a participação da assessoria técnica do Grupo CEEE. Ficou acertado que na próxima terça-feira (04/09), às 14h, haverá um novo encontro de trabalho na cidade, entre representantes da CEEE e das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Obras, com a presença do prefeito Antônio Cettolin.
Na oportunidade, o diretor Braga fez um amplo relato do atendimento energético feito pela empresa no Estado, com enfoque para o programa de investimentos para o biênio 2007/2008, no valor de R$ 320 milhões, e que inclui, entre outro projetos, a duplicação da capacidade de atendimento da subestação Garibaldi. Esta unidade opera hoje com um transformador de 83 MVA, e é abastecida por uma única linha de transmissão proveniente da subestação de Farroupilha. "O nosso trabalho, nesta região, onde estaremos investindo R$ 9,9 milhões, é evitar que uma eventual falha no transformador ou na linha de transmissão, comprometa o fornecimento de energia elétrica", alertou.
Martinazzo considera os investimentos anunciados pelo Grupo CEEE fundamentais para o crescimento ordenado de Garibaldi, onde a indústria representa 70% da economia. Ele ressaltou ainda que o fornecimento de energia elétrica é indispensável para o município que terá uma expansão industrial de 450 hectares, conforme lei municipal.
Com a conclusão prevista para o próximo verão, o empreendimento Garibaldi inclui a instalação de um segundo transformador 230/69 kV, de 83 MVA, e adequação do setor de 230 kV, de forma a possibilitar a conexão da subestação com a de Monte Claro, que pertence ao complexo de usinas da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), com previsão de término em abril de 2008. "Desta forma, além de duplicar a capacidade de atendimento da subestação Garibaldi, estaremos oferecendo maior confiabilidade do serviço, pois no caso de falha de uma das linhas, a outra poderá assumir integralmente a demanda de carga", destacou Braga.
O Complexo de Usinas da Ceran, em que o Grupo CEEE detém 30% da participação, compreende as usinas hidrelétricas Monte Claro, com capacidade de 130 MW e já em operação, a de Castro Alves, com 130 MW, com previsão de operação para o primeiro semestre de 2008, e a hidrelétrica 14 de Julho, com capacidade de 100 MW, e que entra em operação também no segundo semestre do próximo ano.
(Ascom Governo do Estado do RS, 29/08/2007)