Na tarde de sexta-feira (24), uma comitiva barbo-sense participou, em Porto Alegre, da cerimônia de lançamento no Rio Grande do Sul do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Carlos Barbosa é um dos 39 municípios gaúchos que se beneficiarão da verba de um bilhão e seiscentos milhões de reais para saneamento e urbanização de favelas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora Yeda Crusius se pronunciaram sobre o PAC no salão da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), mas foi a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, quem detalhou o programa. O prefeito Irani Chies esteve acompanhado do vice-presidente da Câmara, Miguel Alberto Stanislososki, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pela assessora de comunicação Cassiane Baldasso.
A reportagem do contexto falou com o prefeito, via celular, logo após a cerimônia. “O presidente Lula acabou de falar”, disse Irani às 18h40min. “Ele foi taxativo e pediu agilidade na execução dos projetos para não deixar os recursos parados”.
Dos 39 municípios beneficiados, 19 têm projetos individualizados e os outros 20 têm parcerias com o Governo do Estado. Este é o caso de Carlos Barbosa, que desenvolve um projeto em parceria com a Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento) para saneamento, especificamente para tratamento do esgoto urbano, e para ampliação da rede de abastecimento de água.
“Pelo que a ministra Dilma falou, a verba para os 20 municípios que têm projetos em parceria com o Estado será de quinhentos milhões”, disse Irani. O projeto para o tratamento do esgoto em Carlos Barbosa foi apresentado pela Corsan ainda em 2006, e teria um custo estimado em R$ 40 milhões. O maior custo será com a rede de tubulação que teria de ser feita nas ruas da cidade, para concluir o esgoto até as estações de tratamento, em cinco pontos na periferia da cidade.
“Não se sabe qual o recurso que seria aplicado em Carlos Barbosa, mas será a Corsan que irá administrar a obra, com a cobrança do Governo Federal”, ressaltou o prefeito. O projeto referente à parceria com a Corsan ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores, onde tramita.
Na Serra, além de Carlos Barbosa, os municípios beneficiados pelo PAC são Caxias do Sul (que tem projeto individualizado para barragem para abastecimento de água, saneamento e urbanização, e deverá receber R$ 211,6 milhões). Salvador do Sul (saneamento e infra-estrutura urbana) e Alto Feliz (saneamento e esgoto pluvial).
(
Jornal Contexto, 25/08/2007)