Chegou a hora dos consumidores se manifestarem a respeito do futuro do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cachoeira do Sul e entender expressões como municipalização, encampação, licitação, concessão e terceirização, que fazem parte do cotidiano da Prefeitura, que estuda a melhor forma para que os serviços de água e de esgoto rendam investimentos na cidade. Hoje a Corsan cuida da água e do esgoto dos cachoeirenses, operando no município com contrato vencido e investindo quase nada em saneamento básico.
Apesar de estar decidido a não renovar o contrato com a Corsan, o prefeito Marlon ainda não definiu o futuro dos serviços de água e esgoto na cidade. Amanhã, em audiência pública agendada pela Câmara de Vereadores, o tema deverá chegar esmiuçado aos contribuintes que acompanharem o evento. As explanações iniciarão às 20h, quando o público terá a oportunidade de ouvir os dois lados da história - o da Corsan, que quer manter contrato com a Prefeitura, e o do Município, que garante ser vantajoso a Cachoeira trazer uma empresa privada para tomar conta do serviço.
Quatro audiências Esta será a primeira de uma série de pelo menos quatro audiências públicas para discutir o tema. A iniciativa de levar à comunidade informações sobre o futuro da água e do esgoto em Cachoeira partiu da comissão de mérito da Câmara. Debaterão o assunto representantes da Prefeitura, da diretoria da Corsan e do sindicato dos trabalhadores da companhia. Os primeiros a se manifestarem no encontro serão os convidados, seguido dos vereadores. Os cachoeirenses poderão se manifestar no final da reunião, questionando os debatedores. As próximas audiências públicas serão organizadas pela Prefeitura.
(
Jornal do Povo, 29/08/2007)