A irrigação como uma tecnologia de produção será abordada nesta quarta-feira (29/08), no auditório da Federacite, junto ao Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. A palestra será proferida por José Enoir Daniel, assistente técnico estadual de Irrigação e Mecanização Agrícola pela Emater/RS-Ascar, que vai citar a capacitação em construção de açudes de 426 extensionistas da Emater/RS-Ascar de todo o Estado e de 392 extensionistas em irrigação. “Até o final do ano, nossos técnicos vão capacitar e motivar em torno de 9 mil agricultores sobre o sistema de irrigação, ou seja, cerca de 30 agricultores por município”, destaca.
“Nas capacitações mostramos que a irrigação não é uma técnica de combate à seca”, salienta Daniel, ao analisar que, apesar do estresse hídrico que ocorre em alguns momentos nas lavouras, a irrigação não deve ser feita somente quando há seca. “Devemos garantir a produção, a produtividade e a renda dos agricultores gaúchos”, defende o técnico.
A construção de açudes também será abordada na palestra. Atualmente, no Estado, 90% dos açudes estão irregulares, pois foram construídos de forma irregular, em áreas de preservação e próximos a nascentes. É proposta do Programa Estadual de Irrigação a construção de outros 36 mil microaçudes no Estado, com capacidade de armazenar de 10 a 50 mil metros cúbicos de água, o que possibilita irrigar de dois a cinco hectares de água. Daniel explica que os microaçudes previstos deverão captar a água de chamado escorrimento superficial, que desce pelos morros. “O importante é não fazer açude em banhado, prática até então usual em nosso Estado”, analisa.
Participam do Dia da Irrigação (29/08) na Federacite o assistente técnico estadual de Irrigação e Mecanização Agrícola pela Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, e o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga (Instituto Riograndense do Arroz), Luis Antônio De Leon Valente, que vai falar sobre Equipamentos de Irrigação.
Na Expointer 2007, o Caminhos da Integração reúne projetos desenvolvimentos pela Emater/RS-Ascar, Fepagro e Ufrgs. Nesse espaço é possível conferir três modelos de cisternas, para captação da água da chuva, e uma exposição de equipamentos, abordando quatro setores: bombas, tubulações, emissores (aspersores e micro-aspersores) e acessórios.
(Ascom Governo do Estado do RS, 28/08/2007)