Triunfo, Canoas, Caxias do Sul e Porto Alegre são os quatro municípios gaúchos com o maior índice de potencial poluidor da indústria (INPP-I). Completam a lista Gravataí, Rio Grande, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. O indicador observa o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e os critérios de licenciamento ambiental utilizado pela Fepam.
O trabalho apresentado ontem por pesquisadores da Fundação de Economia e Estatística (FEE) foi feito entre 2001 e 2004 e alerta para o fato de a região Metropolitana de Porto Alegre ser considerada uma área crítica para o risco de poluição industrial. 'Esse índice serve para nortear as políticas públicas na área ambiental e para que a gente perceba a territorialização do risco de poluição industrial', explicou a economista Clítia Helena Martins.
A pesquisa analisa dados de municípios, Coredes e aglomerados urbanos. Seis dos dez municípios que apresentam o maior INPP-I estão localizados na região Metropolitana.
Na região Sul, há maior concentração de atividades de alto potencial poluidor, que correspondem a 86,24% do total do valor adicionado bruto industrial em 2004. Já a área do Litoral Norte se caracteriza por apresentar predomínio de atividades industriais de médio potencial poluidor no período examinado, com percentuais de 65,60% em 2001 e de 72,66% em 2004. Atuaram na elaboração do trabalho Naia Oliveira e Rafael Bernardini dos Santos.
(
Correio do Povo, 29/08/2007)