O Governo de Cabo Verde assinou esta terça-feira (28/08) com a multinacional inglesa "InfraCo" e com a empresa cabo-verdiana de electricidade e água (ELECTRA) um acordo para a instalação, no próximo ano, de quatro parques eólicos nas ilhas de Santiago, S. Vicente, Sal e Boa Vista.
Este projecto irá contribuir para uma taxa de penetração da energia eólica de aproximadamente 18 por cento do total da energia consumida no arquipélago. As autoridades cabo-verdianas pretendem aproveitar as energias renováveis para reduzir o custo de produção da energia eléctrica e minimizar os efeitos nocivos sobre o ambiente.
No total, os quatro parques eólicos irão produzir, entre 22,5 a 25 megawats de potência, aumentando a taxa de energia eólica produzida no país de três para 18 por cento. Em Santiago vai ser instalada uma potência de 8.5 megawats, em S. Vicente seis e no Sal oito, enquanto na Boa Vista será instalado um parque com “capacidade nominal” sujeita aos resultados positivos dos estudos complementares.
(
Pana, 28/08/2007)