Exposição inédita retrata evolução da vida na terra
2007-08-29
Com uma proposta inovadora, abre no próximo dia 31 de agosto a exposição Visões da Terra: entre deuses e máquinas, qual o lugar da humanidade no mundo em que vivemos? A instalação ocupa a totalidade dos espaços no Museu da Ufrgs, no campus central da universidade, em Porto Alegre. Com patrocínio da Companhia Petroquímica do Sul (Copesul), Visões da Terra exibe pela primeira vez no Brasil a reconstituição ilustrada completa da evolução do planeta e da vida desde o período pré-cambriano até o surgimento da humanidade, propondo-se a transportar o visitante em uma viagem por milênios de história. "Poucas histórias são tão arrebatadoras como aquelas que dão conta da origem e evolução da Terra, da vida e da humanidade", resume o curador-geral da exposição, professor Rualdo Menegat. Com entrada gratuita, a visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 15h.
Composta de diversos módulos, Visões da Terra apresenta a história da Terra e da humanidade em vários períodos: desde Çatal Huyuk, cidade do período Neolítico descoberta na Turquia na metade do século passado, considerada a primeira a ser representada em imagens pelos seus habitantes, até a era da Revolução Industrial, passando pela razão grega e os deuses da Idade Média. "A idéia é que a pessoa tenha a percepção dessa totalidade de visões do planeta: desde a adoração do Mito, com os antigos xamãs, a idéia de mundo de Anaximandro, na antiga Grécia, onde surgem as primeiras representações da Terra, a visão bíblica da Idade Média, com a vontade de Deus se sobrepondo à razão, até o contraponto com o pensamento científico predominante no Renascimento, com a descoberta do Novo Mundo", explica Rualdo. Nos dois andares e salas adjacentes do Museu, os visitantes terão a oportunidade de ver essa história contada em painéis gigantes e instalações artísticas especialmente preparadas para a exposição.
Entre outros atrativos, Visões da Terra também vai contar com peças raras, que integram o acervo de diferentes unidades da Universidade - algumas nunca antes expostas. É o caso de uma Bíblia alemã que data de 1621, adquirida pela Ufrgs no começo da década de 70. Feito em papel de trapo, com encadernação jansenista (característica do século XVII) em couro e fechos de metal, o livro será exposto no espaço relativo à Idade Média. No espaço da Revolução Industrial a atração deve ficar por conta de um motor Otto, propriedade do acervo do Museu do Motor, da Faculdade de Engenharia. Datado de 1896, é um dos únicos de seu período que ainda está em funcionamento. Artefatos antigos de culturas do período medieval, como machadinhas de pedra e outros artigos, também devem compor a exposição. "Estamos preparando ainda mais algumas novidades, como um site completo com informações e arquivos de áudio para" guiar" o visitante pela exposição";, revela a diretora do Museu da Ufrgs, Cláudia Boettcher, dizendo que estas devem estar à disposição em breve. Visões da Terra dá continuidade à parceria entre Copesul e Ufrgs em eventos ligados à cultura e o meio ambiente, surgida em 2006 com o projeto Homem-Natureza.
O QUE: Exposição Visões da Terra: entre deuses e máquinas, qual o lugar da humanidade no mundo em que vivemos, parceria entre o Copesul Cultural e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
QUANDO: De 31 de agosto a 31 de dezembro. Visitação de segunda à sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 15h
ONDE: Museu da Ufrgs - Av. Osvaldo Aranha, 277 - Campus Central
QUANTO: Entrada franca
(Nave-Design e Assessoria de Comunicação, Texto recebido por e-mail, 27/08/2007)