No início das negociações das Nações Unidas sobre a nova fase do Protocolo de Kyoto, em Viena, o Greenpeace protestou com um balão representando olhos gigantes, mostrando que vai observar de perto as atitudes de cada governo e exigir progressos reais a favor do clima. O balão continha a mensagem “Salvem o clima agora”.
Participam do encontro em Viena cerca de mil representantes de governos, indústrias, grupos de meio ambiente e institutos de pesquisa. Na conferência, os países industrializados iniciam as negociações sobre os compromissos que devem adotar para a segunda fase do Protocolo de Kyoto. Discussões sobre a ampliação da Convenção de Clima das Nações Unidas também estarão em pauta.
O encontro é uma prévia das negociações que serão feitas em Bali, Indonésia, em dezembro, onde os países signatários da Convenção do Clima devem decidir sobre o as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa para os próximos anos.
“Todos os países grandes emissores como China e Brasil, por exemplo devem buscar soluções e apontar como reduzirão suas emissões na reunião de Bali. No caso do Brasil, como quarto maior emissor do planeta devido ao desmatamento e queimadas de florestas, a meta deve ser o desmatamento zero”, afirmou Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil.
Para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, evitando efeitos drásticos das mudanças climáticas, o Greenpeace pede que os governos honrem seus compromissos de 15 anos que determinam reduções nas emissões, tendo por base os níveis de 1990, de, pelo menos:
50% globalmente até 2050;30% para os países desenvolvidos até 2020; 80% para os países desenvolvidos até 2050. “O que acontecer hoje em Viena vai determinar como serão as negociações de Bali. O Greenpeace exige que sejam feitos progressos claros no sentido de reforçar o Protocolo de Kyoto para a sua segunda fase que começa em 2013”, afirmou Stephanie Tunmore, coordenadora da campanha de clima do Greenpeace Internacional.
(
O Dia Online, 27/08/2007)