A empresa Transredes, filial da companhia de petróleo britânica Ashmore, fechou acordo de compensação de impacto ambiental com os índios guaranis Itika Guasu, da Bolívia, para construir um gasoduto, informou nesta segunda-feira (27/08) o ministro dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas. O acordo, no valor de 132.000 dólares e que inclui uma licença ambiental, possibilitará a construção de um ducto de 22 km.
Com isso, a Transredes retomará imediatamente a construção de um ducto lateral Margarita-Palos Blancos para ampliar o fluxo para Tarija (sul do país) de 7,7 milhões de pés cúbicos diários atuais para 8,5 milhões de pés cúbicos, segundo Villegas. Apesar de ter em seu território 85% da riqueza em gás da Bolívia, a segunda maior da América do Sul, depois da Venezuela, Tarija enfrenta um sério déficit de energia que se traduz em cortes permanentes da corrente elétrica.
A Bolívia abrirá negociações em setembro com a britânica Ashmore para a compra de 50% de suas ações na Transredes, em virtude do decreto de nacionalização dos hidrocarbonetos de maio de 2006.
(
AFP, 27/08/2007)