Porto Alegre - Os moradores da vila Dique recebem a partir de hoje orientações sobre a manutenção da limpeza do arroio. Equipes de educação ambiental do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) farão o treinamento de representantes das associações de moradores da região. Na Vila Dique, um levantamento da Defesa Civil de Porto Alegre mostra a existência de 600 famílias no local.
O diretor-geral do DEP, Ernesto da Cruz Teixeira, disse que o trabalho será feito de casa em casa e também com os catadores que moram na região. "Os líderes comunitários vão orientar os moradores para que o lixo não seja jogado no arroio", comentou.
O prefeito José Fogaça assinou ontem o termo de compromisso entre a prefeitura e a associações da Vila Dique para conscientização da população local sobre a limpeza do arroio. O documento foi assinado na sede da Associação Amigos e Moradores da Vila Dique.
Pelo acordo, o DEP se compromete a dragar o arroio e os integrantes das associações de bairro a conscientizar os moradores da necessidade de manter o local limpo e desobstruído. O arroio vem sendo dragado desde julho. Do local, já foram retirados 4,5 mil toneladas de material em 1,3 mil metros de extensão.
(
JC-RS, 28/08/2007)