O governo colombiano pré-selecionou 11 petrolíferas para leilão de exploração de petróleo e gás em treze áreas offshore na costa caribenha, informou ontem (27/08) a Associação Nacional de Hidrocarbonetos (órgão responsável pelas licenças de petróleo na Colômbia). A empresa está na lista de empresas pré-selecionadas, mas ainda precisa fornecer informações adicionais para ser plenamente aceita para o leilão, que acontecerá em 18 de setembro.
O governo colombiano planeja ceder os direitos de exploração na costa caribenha. Caso as companhias façam alguma descoberta comercial na região, deverão transferir participação majoritária para o governo. As empresas que vencerem a disputa terão dez anos para explorar a área e poderão produzir petróleo e gás até que os campos se esvaziem. Três anos depois de conquistarem os direitos, as companhias terão de devolver 50% da área para o governo, um procedimento padrão em leilões deste tipo.
DemissãoA Petrobras confirmou hoje a demissão de Alan Kardec do cargo de gerente-executivo de Abastecimento e Refino. Kardec não foi desligado da empresa, e por enquanto está lotado na assessoria da presidência da Petrobras. Interinamente, o gerente-geral de Desenvolvimento do Setor de Abastecimento da estatal, Luiz Alberto Gaspar Domingues está respondendo pela área.
(
Agência Estado, 27/08/2007)