Técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam prosseguiram nesta segunda-feira (27/08) na busca dos os 54 mil litros de óleo diesel que vazaram após descarrilamento de um trem da América Latina Logística (ALL), causando o tombamento de seis vagões a três km de Ijuí. Uma equipe especializada contratada pela empresa passa a auxiliar na avaliação ambiental.
O acidente ocorreu no sábado (25/08), porém devido à chuva, os vagões ainda não foram retirados do local, o que deve ocorrer nesta segunda-feira, após o transbordo de todo o combustível que resta nos demais vagões.
A Fepam colocou barreiras de contenção 50 metros abaixo do local do acidente e os técnicos suspeitam que o óleo diesel tenha sido absorvido, sendo necessário fazer perfurações no solo. O vazamento não oferece risco a pessoas e animais, porque o solo da região é argiloso, o que dificulta o alastramento do óleo diesel. Foi realizado trabalho de contenção com a abertura de valetas.
No local estão trabalhando cerca de 80 pessoas, entre funcionários da ALL, uma equipe de emergência contratada pela empresa e os técnicos do Seamb, engenheiro químico André Milanez e a bióloga Cleonice Kazmirczak.
(Imprensa Fepam, 27/08/2007)