O governador Blairo Maggi recebeu na terça-feira passada (21/08) a visita de um grupo do Reino dos Países Baixos, onde também estava o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Foi feito um convite oficial feito para o governador e a Stephanes, pela ministra-conselheira da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Marijke A. Van Drunen Littel, de uma visita a Holanda para troca de conhecimento entre os dois países.
Ficou acordado que nos dias 15 e 16 de outubro uma comitiva do Mapa e do Governo de Mato Grosso visitará a Holanda com as presenças de Blairo Maggi e de Reinhold Stephanes. O ministro realizará um seminário na universidade da cidade de Wageninger sobre biocombustível. A intenção é uma assinatura de convênio entre essa universidade, Governo de Mato Grosso e Mapa para troca de tecnologia.
De acordo com a comitiva, a Holanda pretende instalar três usinas de biocombustíveis. Porém, não produz matéria prima. Mato Grosso deve então ser um dos Estados a exportar essa matéria-prima.
Logo após a reunião no gabinete do governador, o ministro seguiu para o Centro de Eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), onde está sendo realizada a Bienal dos Negócios da Agricultura e fez a entrega oficial de R$ 3 milhões em recursos para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), a serem utilizados em 2007. Foram repassados ao Estado 32 automóveis,14 computadores portáteis, 132 aparelhos de comunicação (GPS), entre outros equipamentos, que serão repassados para os municípios.
“Esses recursos é para que Mato Grosso continue sem apresentar focos da febre aftosa e, também, para serem investidos no combate de outras pragas. Esse governo tem como uma de suas prioridades, investir em sanidade”, ressaltou Stephanes.
(Só Notícias, 24/08/2007)