Rios que ficam no território da regional de Sinop - Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen – devem ser fiscalizados, a partir desta semana pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente. O objetivo, segundo o diretor Paulo Winter, é combater a pesca predatória. “Algumas denúncias estão chegando até nós e vamos apurar”, salientou.
Mesmo que fora do período da Piracema, quando a pesca é proibida, entre novembro e fevereiro, a secretaria determina alguns critérios para a pesca e estes serão exigidos durante a fiscalização.
Além de tamanhos, os pescadores só podem usar os apetrechos corretos, como tarrafas de iscas de 1,70m, permitido apenas para profissionais. Dez anzóis de galho por pescador profissional. As armadilhas são proibidas. Na carteira do pescador contém todas as medidas de cada uma das espécies. O pacu, por exemplo, pode ter no mínimo 45 cm, a piraputanga 30 cm, o pintado 85 cm e a matrinchã 40 cm.
(
Só Notícias, 24/08/2007)
Estatais vão lançar chamada pública para atrair sócios para leilão do Rio Madeira
O presidente da Chesf, Dilton da Conti, disse ontem, dia 23 de agosto, que as subsidiárias do grupo Eletrobrás vão lançar na próxima semana chamadas públicas em busca de sócios visando à concorrência da hidrelétrica de Santo Antônio (RO, 3.168 MW), cujo leilão está marcado para o dia 30 de outubro. O executivo participou nesta manhã de uma reunião com o presidente interino da Eletrobrás, Valter Cardeal, o ministro interino de Minas e Enbergia, Nélson Hübner, e os presidentes das demais controladas (Furnas, Eletronorte e Eletrosul) para tratar do tema.
Dilton contou que os presidentes das demais subsidiárias não tiveram acesso, na íntegra, ao termo de compromisso firmado entre Furnas e Odebrecht. Na reunião, segundo ele, ficou formalizada a liberação para que todas as estatais federais participem do leilão, dentro de quaisquer configurações dos consórcios, apenas respeitando o limite de 49% para a participação no negócio.
Ainda de acordo com Dilton da Conti três empreendedores já sondaram a Chesf para iniciar negociações. A estatal, destacou o executivo, não irá se limitar a fazer parcerias apenas com construtoras. Ele contou que um dos interessados é uma grande empresa com atuação no setor hidrelétrico.
O executivo comentou ainda que o vencedor da disputa de Santo Antônio tem grande chance de levar também a concorrência pela usina de Jirau (RO, 3.226), prevista para ser licitada em março do próximo ano. Isto porque, de acordo com ele, o vencedor da licitação da primeira usina já contará com infra-estrutura na região, o que facilitaria a elaboração de uma proposta mais competitiva.
Sem entrar em detalhes a respeitao das condições do negócio, o presidente da Chesf afirmou que a estatal trabalha com uma faixa de 10% a 12% de taxa interna de retorno, e que, considerando as atuaias condições de mercado e o porte da hidrelétrica de Santo Antônio, uma tarifa na casa de R$ 150,00 por Mwh seria considerada como adequada para pagar o empreendimento.
(
Rondonoticias, 24/08/2007)